FIAT UNO ECONOMY: CARRO ECONÔMICO QUE BEBE POUCO

Links Patrocinados

Hoje vou falar sobre a nova versão do Novo Fiat Uno que está sendo chamada de Fiat Uno Economy. O nome já indica que o veículo consome menos combustível que o normal. Não importa se você coloca gasolina ou etanol, o carro bebe pouco. O Novo Uno Economy com gasolina faz 16,3 km/litro na cidade e 21,5 km/litro na estrada. Você não entendeu errado, é isto mesmo. Com álcool faz 12,8 km/litro na cidade e 14,7 km/litro na estrada.

É uma ótima opção de carro para quem vai para o trabalho de carro, para quem percorre longas distâncias todos os dias e precisa de um carro que consome menos. Destaque para quem tem empresa e possui custo muito elevado de combustível na frota.

O consumo do Novo Fiat Uno já era pequeno. Na versão Uno Economy este consumo é menor ainda. É importante lembrar que o Uno Economy utiliza a mesma mecânica da versão Attractive 1.4, reconhecida pelo baixo consumo de combustível, o novo Uno Economy eleva este patamar de economia. O veículo vem com o motor Fiat Powertrain 1.4 Evo. O novo coletor de admissão é feito de plástico, melhorando as trocas térmicas e a fluidinâmica de entrada do ar, bobinas seqüenciais e isto economizam energia, comandando somente a vela do cilindro que estiver na fase de explosão. Tem bloco do motor com circulação de água tipo U Circulation que é a mesma mesma tecnologia empregada nos motores turbinados T-Jet, que garante um arrefecimento uniforme em todos os cilindros. Tem ainda variador de fase no comando de válvulas com tecnologia CVCP (Continuously Variable Cam Phaser), que melhora os índices de torque e dirigibilidade.

O Fiat Uno Economy teve a sua central eletrônica Magneti Marelli 7G do motor 1.4 Evo recalibrada. Em motores modernos, como o Evo 1.4, o comando da aceleração imposto pelo condutor através do pedal é interpretada pela central eletrônica que, através de cálculos matemáticos e programações, determina uma resposta alinhada à exigência do motorista no momento em que ele pressionou o pedal do acelerador. Apertar o acelerador não é tão somente abrir a borboleta de aceleração, como nos primeiros motores equipados com injeção eletrônica, mas sim assumir novas posturas de avanço de ignição, posição ideal do variador de fase do comando, do tempo de injeção e, também, da posição de borboleta do coletor de admissão. No novo Uno Economy estas estratégias foram aprimoradas visando uma redução no consumo.

Toda vez que o carro está em desaceleração, com marcha engatada, o gerenciamento do motor corta a injeção de combustível. Dentro desta calibração, o novo Uno Economy percorre uma estratégia mais rápida deste corte de combustível, sem comprometer a dirigibilidade. Em resumo, no anda e pára das grandes cidades, a nova calibração do CUT-off do motor Evo garante um corte de combustível nas desacelerações de maneira ainda mais eficiente.

O Uno Economy traz também novas relações de marchas visando menor rotação do motor e, por consequência, mais economia de combustível e menos ruído interno. A grande diferença do câmbio do novo Uno Economy, em relação a versão Attractive, é a adoção de uma nova coroa e pinhão determinando uma relação de diferencial cerca de 9% mais longa, passando de 4,067:1 para 3,714:1. Para manter a elogiada agilidade da versão Attractive, o Economy adota a relação de 5ª marcha do Uno Sporting, mais curta, passando de 0,838:1 para 0.872:1.

A aceleração do Novo Uno Economy não foi prejudicada em relação à versão Attractive, perfazendo o zero a 100 km/h no mesmo tempo (11,1 segundos com gasolina e 10,8 segundos quando abastecido de etanol), assim como a velocidade máxima (170/172 km/h, gasolina/etanol respectivamente).

Se você gostou deste artigo  assine nosso feed ou se preferir cadastre-se seu e-mail clicando aqui e seja avisado sempre que novidades forem publicadas. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
publicidade
Compartilhe o artigo FIAT UNO ECONOMY: CARRO ECONÔMICO QUE BEBE POUCO com seus amigos:

Para receber um aviso sempre que um novo artigo for publicado neste site cadastre seu email usando o formulário abaixo. Depois confirme seu cadastro através da mensagem que enviaremos para seu endereço logo depois.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

Você vai encontrar mais artigos como este na categoria: Fiat. Se deseja pesquisar mais assunto, utilize o campo de busca personalizada:

Deixe seus comentários