É MELHOR FAZER CONSÓRCIO OU LEASING DE CARRO?

Links Patrocinados

Hoje iremos falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens de comprar carro através de um consórcio ou de um leasing. As duas opções são boas alternativas para o tradicional financiamento onde pagamos muito caro pelo empréstimo do dinheiro. Dependendo de cada situação o consórcio e o leasing podem sair mais baratos que o financiamento.

O fato é que o financiamento é mais lucrativo para os bancos, financeiras, concessionárias, revendas, etc. Por isto se gasta muito dinheiro com a publicidade e a divulgação de linhas de crédito e financiamento de automóveis. O leasing e o consórcio apesar de terem suas vantagens acabam ficando em segundo plano nessa corrida de marketing.

Muita gente acha que leasing é uma forma de financiamento, mas não é verdade. O leasing é um nome bonito para o arrendamento. Isso mesmo. No leasing você aluga o carro que pretende comprar. Podemos dizer que o leasing é um contrato de aluguel de veículo onde você terá a opção de comprar o carro no final do contrato. Você escolhe o carro. O banco compra o carro e o mesmo fica no nome do banco. E você vira um arrendatário pagnado um aluguel mensal por um período predeterminado no contrato que normalmente é de dois anos. O fato é que este aluguel muitas vezes é mais barato do que pagar juros. Quando você tem uma empresa e deseja comprar um carro para sua empresa o leasing acaba sendo uma das melhores opções pois apresenta vantagens na contabilidade da empresa e com relação a impostos.

Isto ocorre porque na verdade o carro que a empresa compra pelo leasing na verdade não foi comprado. Como o carro é do Banco ele não entra no

balanço da empresa.

No caso do consórcio também não existe um financiamento. Você não paga juros no consórcio, paga apenas algumas taxas administrativas. O problema do consórcio é que você precisa ser sorteado para receber seu carro primeiro. Isso pode demorar alguns meses ou alguns anos. Por isto o consórcio é uma ótima opção para aqueles que já possuem um carro e estão se programando para trocar por outro. O consórcio nada mais é do que um grupo de pessoas que se juntam para pagar um valor mensal e adquirir o veículo.

O único problema do consórcio é que na falta de sorte ou na falta de dinheiro para dar um bom lance pode demorar para ser contemplado. Mas por outro lado o consórcio é uma ótima forma de poupança compulsória, perfeito para pessoas que não conseguem juntar dinheiro por vontade própria.

Se você gostou deste artigo  assine nosso feed ou se preferir cadastre-se seu e-mail clicando aqui e seja avisado sempre que novidades forem publicadas. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
publicidade
Compartilhe o artigo É MELHOR FAZER CONSÓRCIO OU LEASING DE CARRO? com seus amigos:

Para receber um aviso sempre que um novo artigo for publicado neste site cadastre seu email usando o formulário abaixo. Depois confirme seu cadastro através da mensagem que enviaremos para seu endereço logo depois.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

Você vai encontrar mais artigos como este na categoria: Dicas. Se deseja pesquisar mais assunto, utilize o campo de busca personalizada:

1 comentário

  1. andrea says:

    Na minha familia todos os carros foram comprados através do consorcio, pois pesquisamos e sempre o financiamento sai o dobro do preço, as parcelas do consorcio são em alguns casos 50% menores. Fomos contemplados rapidamente, não precisa de fiador e se não tiver comprovante de renda, eles aceitam declaração de renda informal

Deixe seus comentários