DIREITOS DE QUEM COMPRA CARRO USADO

Links Patrocinados

O código de defesa do consumidor só oferece proteção e regulamentação para a compra de carros usados feito através de uma empresa que normalmente é uma revenda de carros ou concessionária.

Se você compra um carro com defeito de uma revenda de carros ela precisa obedecer o código de defesa do consumidor. Defeitos no carro de fácil constatação tem garantia de 90 dias. Se o problema não for resolvido em 30 dias você tem direito a solicitar a troca do veículo por outro da mesma espécie, o cancelamento da compra ou o abatimento proporcional do preço devido a existência do defeito.

Mas e se você comprar um carro usado de uma pessoa física? Neste caso o código de defesa do consumidor não pode ser aplicado. A pessoa física não é considerada um fornecedor habitual e neste caso fica valendo o

Código Civil e não o Código de Defesa do Consumidor.

Dessa forma podemos concluir que o ideal seria comprar um carro usado de lojas, revendas ou concessionárias que sejam empresas regulamentadas, estabelecidas, autorizadas a vender carros.

Muitas revendas de carro oferecem garantia contratual. Eles não são obrigados a fazer isto mas de preferência para empresas que declaram por escrito que o carro possui algum tipo de garantia. No caso de problemas fica ainda mais fácil procurar seus direitos.

Se você gostou deste artigo  assine nosso feed ou se preferir cadastre-se seu e-mail clicando aqui e seja avisado sempre que novidades forem publicadas. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
publicidade
Compartilhe o artigo DIREITOS DE QUEM COMPRA CARRO USADO com seus amigos:

Para receber um aviso sempre que um novo artigo for publicado neste site cadastre seu email usando o formulário abaixo. Depois confirme seu cadastro através da mensagem que enviaremos para seu endereço logo depois.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

Você vai encontrar mais artigos como este na categoria: Dicas. Se deseja pesquisar mais assunto, utilize o campo de busca personalizada:

16 comentários

  1. odilon says:

    ola…comprei um fox..e em 2 semanas deu problemas no larme e na trava..tenho garantia do garagista disso ou a garagem so cobre caixa e motor?

  2. Daniela says:

    Oi, comprei um celta 2009 em uma agencia de veiculos hà 5 meses e descobrir que o carro já foi batido, consigo devolver o carro e resgatar o dinheiro que dei de entrada?

  3. Thaise says:

    Comprei um carro em 60 parcelas. E sempre apresentou problemas com manutenção. Pagamos já 19 parcelas e atualmente fomos trocar o veiculo, a concesionaria disse que o carro foi leiloado e batido inclusive nos mostrou as fotos. Compramos o carro por 29.000,00 e agora pra vender, não vale nem 10.000,00. O que posso fazer para que onde comprei me reparei no dano, pois eles me disseram que não era carro batido???

  4. patricia says:

    olacomprei um carro no dai 10/02 ea revenda nao entregou o carro pois passaria por uma rigorosa revisao ate no site da empresa fala sobre esta revisao e 1 ano de garantia, sendo que emprestaram outro carro e em tres dias me dariam o carro ok.entregaram o carro e ano segundo dia a caixa de cambio ao troicar as marchas quebrou, estava em outra cidade e tive que pagar guincho devolta eles racharam o guincho, so que a caixa de cambio que elestrocaram por uma semi nova depois de 15 dias voltou com problema alem disso o parafuso onde troca o oleo esta colado e danificaram outras peças como aloternador fusivel, etc… querem que eu pague pois qundo foi comprado perguntei o carro nao tem problema no motor ai fizeram assinar declaraçao de responsabilidade sobre pequenos reparos, agora estou com carro emprestado da empresa e como tenho bebe nao posso ficar sem carro eles foram fazer bo de apropriaçao indebita. se por na justica ganho?o que?

  5. rosane says:

    comprei um carro a 1 ano e 1 mes e agora fiu trocar por um carro zero e a consecionária disse disse que o carro era de leilão e batido, e nesse caso não aceita na troca, mas quando comprei o garagista disse que não era de leilão e nem batido,o que posso fazer nesse caso…..

  6. celina coelho says:

    Comprei um carro a senhor que tem varios carros á venda na beira da estrada situado na estrada a caminho de porches (albufeira Algarve),o carro vinha com uma luz ligada do motor,o vendedor disse-nos que havia mudado uma peça e que não tinha mandado desligar. garantiume que o carro estava sem qualquer problema. passado poucos dias fomos a oficina para desligar a luz ,afinal o carro apresenta um problema no motor,contactamos o vendedor ,ele levou o carro para uma oficina onde esteve 15 dias e voltou com o mesmo problema.voltamos a contactar o vendedor mas ele recusa-se a resolver o problema .limita-se a desligar me o telefone e diz que o carro nao tem garantia.A compra de carro foi na segunda quizena de dezembro 2011.Que devo fazer para exigir a reparação do carro

  7. Patriciane says:

    Oi comprei uma Parati ano 96 de aparencia muito bonita,mas quando fomos instalar o nosso som nela decobrimos que ele esta toda inferrujada,com boracos,a fixção dela esta toda sem isolamento a ponto de quase pegar fogo,no tem marcador de velocidade,ela estava super-aquecendo pois não tinha a perinha que aciona a ventuinha,o carro representa ter sido batido e capotado,o carro não tem alinhamento e a ferragem de sustentação está toda comprometida de ferrujem,massa plastica,preciso de ajuda pois estamos desde 26/10 atrás de trocar ou cancelar o contrato mas o rapaz de loja disse pra nós esperar que ele vai arrumar outro carro,mas até agora não nos deu nenhuma resposta.

  8. Miguel says:

    Estou com o nome no spc mas tem algumas agências que oferecem carros sem consulta no spc e serasa,preciso de uma carro para poder trabalhar,eu gostaria de saber quais os riscos de comprar um carro com esses trâmites.Até conversei com um dos vendedores da loja ele ainda me adiantou que seria através de promissórias e assim que as parcelas do veículo forem pagas consigo passar para o meu nome.

  9. Paulo says:

    Faz 20 dias que comprei um carro usado na loja, quando fui fazer uma pequena revisão de cara o mecanico disse que éra carro de enchente que a caixa estava cheia de agua e em péssimas condições, nao querro mais ficar com este veiculo oque dvo fazer para cancelar a compra sem me encomodar?

  10. jose says:

    Comprei um corsa 98 wind em uma consecssionária da chevrolett. paguei a vista e quando fui levar para a cia de Seguro fazar a vistoria eles analisaram e recusaram porque o carro tinha sido batido na frente apresentava peças defeituosas,mal recuperadas, e também havia furos nas duas caixas/etc.
    Estou sem saber qual providencia devo tomar, é uma compra bem recente 25/09/11. A concessionária deu garantia de 90 dias para motor e câmbio, os problemas são de funilaria e estrutura.

  11. izequiel says:

    Comprei um polo ha dois meses,e essa semana começou a vazar óleo,fui no meu mecanico e ele constatou q a caixa rachou por desgaste de peça dentro da caixa.fui na loja q eu comprei o carro,e o dono se recusa a pagar!!oq devo fazer?

  12. generin says:

    comprei um utilitário para trabalhar, antes de 90 dias constatou-se que o motor do carro estava ruim, o lojista me mandou procurar um mecânico dele, assim o fiz, o carro esta no conserto e já se passaram 20(vinte) dias, e ate agora o carro não ficou pronto, gostaria de saber se o lojista é obrigado a me ressarcir os dias no qual o veiculo ficou na manutenção, lembrando que é um carro de trabalho no qual esta agregado em uma transportadora.

  13. orlando says:

    compramos um carro loja quando deu a chave e os documentos disse que nos poderiamos pegar o carro e viajar mas quando saimos de la pegamos a avenida e o carro estava com problema no rolamento ,na correa, fora o oleo que nao tinha ,farol alto nao tinha,farol na placa, entre outros problemas fomos reclamar e eles disse que isso somos nos que devemos arumar por quanto que eles so dao garantia de motor e cambio,nos trocamos tudo do carro e,hoje descobrimos que o carro estava todo tempo c/ a peça que passa a gasolina rachada por isso nos nao aguentava o cheiro forte de gasolina fora que estava vazando todo tempo eles nao quer saber desses problemas disse que eles nao tem nada ver o que devo fazer.

  14. Luciene says:

    Compramos um carro usado recentemente (Pajero Sport 2004) e desde que compramos ele apresentou pequenos problemas e pequenos barulhos… Fomos a concessionária em todas as vezes durante os 90 dias e segundo ela nao era nada importante, uma vez a correia, fizeram o ajuste, outra a junta de nao sei o que, que o mecanico disse que nao teria problema em continuar rodando com esse barulho. Só que o barulho nao passou e levamos em outro lugar, mas ja havia passado os 90 dias. Nesse outro lugar o mecanico constatou que o problema do barulho era grava e nos mandou voltar imediatamente a concessionária, que desmontou o carro e viu que o conserto ficaria em mais de 10mil. Só que segundo eles ja passou o tempo estipulado para reclamação e agora nós temos que pagar pelo prejuizo. O que fazer? Sendo que sempre fomos la reclamar do barulho no prazo e eles diziam que nao era nada.
    Obrigada.

  15. luciano bernardo says:

    por favor amigo comprei um carro polo 97 no sabado e vindo pr casa 3 horas depois notei uma fumaca saido do motor e levei ao mecanico
    ele constato q estava queimando oleo e precisava fazer o motor mais a concessionaria diz q e apenas uma peca q vam troca como devo agir em relacao a isso e se depois dos 3 meses de garantia der problema de novo oq faco me ajude por favor obrigado.

  16. Carlos says:

    Queria uma informaçao,minha filha comprou um carro celta 2002 e quando ela foi colocar no seguro,a pessoa constatou que o carro tinha batido de frente e estava emendado e nao quis fazer o seguro,o que devo fazer para desfazer o negocio.obs ja se passaram 7 meses e agora que descobrimos esse problema.

Deixe seus comentários