CARROS ADAPTADOS PARA CEGOS

Links Patrocinados

Vamos conhecer hoje um dos primeiros carros da Ford adaptados para cegos. Pessoas com deficiência visual em breve poderão dirigir graças a novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas por cientistas. O carro foi adaptado pela Universidade Virginia Tech e já foi testado com sucesso em uma pista de provas nos EUA.

O protótipo do carro para cegos foi equipado com uma série de recursos não visuais que ajudam o motorista cego a dirigir. Uma destas tecnologias são as luvas vibratórias que indicam ao motorista cego a existência de curvas. Um sistema de sopros de ar no rosto do motorista é capaz de indicar onde existem

obstáculos na pista. O motorista cego também faz uso de uma roupa especial capaz de emitir virbações que são capazes de indicar qual a velocidade em que o carro se encontra. O volante também emite sinais de áudio indicando a direção do carro. Para quem dirige normalmente tudo sito parece confuso mas para pessoas cegas o resultado é inacreditável.

Nos primeiros testes um cego foi capaz de dirigir normalmente por 2.4 km de um circuito cheio de curvas e muitos obstáculos como barris de plástico. O teste era tão complexo que até caixas de papelão eram atiradas no caminho por uma van que seguia à frente do carro. E o motorista cego foi capaz de desviar das caixas sem nenhuma dificuldade usando como base todas as informações que os sensores foram capazes de transmitir.

Isto mostra que dentro de pouco tempo qualquer cego será capaz de dirigir veículos em qualquer cidade. Tudo vai depender apenas do avanço nas pesquisas e nas tecnologias além da vontade das pessoas em continuarem estudando soluções neste sentido.

Se você gostou deste artigo  assine nosso feed ou se preferir cadastre-se seu e-mail clicando aqui e seja avisado sempre que novidades forem publicadas. Compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook, Twitter, Google e por e-mail:
publicidade
Compartilhe o artigo CARROS ADAPTADOS PARA CEGOS com seus amigos:

Para receber um aviso sempre que um novo artigo for publicado neste site cadastre seu email usando o formulário abaixo. Depois confirme seu cadastro através da mensagem que enviaremos para seu endereço logo depois.

E-mail: Delivered by Google FeedBurner

Você vai encontrar mais artigos como este na categoria: Dicas. Se deseja pesquisar mais assunto, utilize o campo de busca personalizada:

Deixe seus comentários